sexta-feira, 23 de setembro de 2011

HIGIENE CORPORAL
           

Tomar banho todos os dias não é implicância de mãe. Este hábito faz parte da vida das pessoas porque as mantém saudáveis. É que existem algumas doenças causadas pela falta de higiene. Embora não possamos enxergá-las, milhares de bactérias estão a nossa volta, esperando uma oportunidade para invadir nosso corpo. Quem não toma banho transforma-se numa espécie de hospedeiro de parasitas – espécies que dependem de outro ser para viver. Além disso, ninguém gosta de sentar perto de alguém que não toma banho, não escova os dentes ou não trata bem os cabelos. Para ser aceito pelos colegas, é importante manter-se com boa aparência.
            Veja alguns exemplos dos males que a falta de higiene pode causar.

PELE: Uma das doenças mais comuns causadas pela falta de limpeza da pele é a sarna, que causa coceira e irritação na pele. O bichinho que provoca esta doença é o sarcoptes escabiel, transmitido por contato direto com outra pessoa ou pela poeira. O nome que os médicos dão a esta doença é escabiose.

                                                       
CABELOS: É comum ter um colega com piolho. Quando isso acontece o negócio é correr para comprar xampu especial e tratar bem o cabelo. O piolho é um parasita que irrita quem o hospeda: infesta o couro cabeludo e seus ovos, as lêndeas, ficam bem presas aos fios de cabelo. Às vezes, mesmo quem lava muito bem os cabelos pega piolho, mas este bichinho se multiplica com muito mais facilidade nos cabelos mal lavados e mal-escovados.
                   
DENTES: Uma das piores coisas que podem acontecer a quem não escova os dentes são as cáries, que atacam os dentes, estragando-os. Mais do que manter a boa aparência, dentes bonitos significam limpeza.A boca tem muitas bactérias.
            Quando você come e não escova os dentes, estas bactérias – estreptococcus mutans – devoram os resíduos de alimento e produzem um ácido que altera a concentração da saliva, chamado de pH. Na hora que você escova bem os dentes, o pH volta ao normal para defender seus dentes das cáries. Na Suécia, por exemplo, existe o dia do doce – Saturday Sweet. Só aos sábados as crianças comem doce e depois escovam os dentes. Resultado: as crianças suecas quase não têm cáries
                                                                        
MÃOS: Lavar as mãos antes das refeições e depois de ir ao banheiro é importante. Quando pegamos um pedaço de pão com as mãos sujas, levamos bactérias para dentro do nosso corpo, que tem de se defender delas e gastar energia para isso.
            A cólera, por exemplo, é conhecida como a doença das mãos sujas. É que muitas vezes as pessoas vão ao banheiro, não lavam as mãos e tocam em alimentos, contaminando-os com as invisíveis bactérias.
                             
 Franciele Barbosa Silva
 6° Período Pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário