segunda-feira, 26 de setembro de 2011

FOLCLORE

FOLCLORE BRASILEIRO
            Foi instituído pelo decreto n°56.747, de 17 de agosto de 1965, aprovado pelo presidente Castelo Branco. Comemora-se no dia 22 de agosto, foi nesta data no ano de 1842, que o arqueólogo inglês Williar John Thomas, inventou esta palavra folk-lore. O criador da palavra escrevia sobre o interessante ramo das antiguidades literárias e advertia que era mais um saber popular do que uma literatura, o saber tradicional do povo. Era na verdade contos, lendas, provérbios, ditos, mitos, superstições, danças, parlendas, adivinhas e etc.
            Enfim isso é folclore, o importante é que, nas escolas os professores saibam fixar na mente das crianças, a importância da defesa da cultura popular, em todas as suas manifestações.
            Conheçam alguns personagens do folclore:


BOITATÁ: No folclore brasileiro, o Boitatá é uma gigantesca cobra-de-fogo que protege os campos contra aqueles que o incendeiam. Vive nas águas e pode se transformar também numa tora em brasa, queimando aqueles que põem fogo nas matas. Segundo o folclore, boitatá é a alma penada de menino pagão.


 

BOTO: Peixe da Amazônia que se transforma num rapaz formoso, hábil dançarino, e conquista as mulheres para levá-las consigo ao rio.


CAIPORA: É um habitante do mato que tem o corpo todo coberto de pêlos. Vive montado numa espécie de porco-do-mato e carrega uma vara. Aparentado do Curupira, protege os animais da floresta. Os índios acreditavam que o caipora temia a claridade, por isso se protegiam dele andando com tições acesos durante a noite.




LOBISOMEM: Mito de origem européia em que o filho gerado depois de sete partos consecutivos nos quais nasceram meninas se transforma num gigantesco lobo nas sextas-feiras de lua cheia, exatamente da meia-noite às duas da madrugada.


MULA-SEM-CABEÇA: A mulher que faz mal se transforma em mula-sem-cabeça, como castigo, na noite de quinta para sexta-feira. (...) Sai pelos campos soltando fogo pelas ventas e relinchando.



NEGRINHO DO PASTOREIO: O negrinho vaqueiro perdeu um cavalo baio e foi cruelmente torturado e morto pelo patrão, que depois o atirou em carne viva sobre um formigueiro. Resgatado por Nossa Senhora, é tido como o protetor das pessoas que tenham perdido algo. Mito bastante popular na região sul.


  SACI-PERERÊ: O mais famoso personagem do folclore brasileiro tem apenas a perna esquerda, usa carapuça vermelha e vive pitando um cachimbo. Gosta de assustar quem passeia pelas florestas com intenção de destruí-las. Sua brincadeira predileta é fingir-se de vaga-lume para espionar as pessoas. Faz travessuras também dentro das casas. Só detesta mesmo entrar na água.
  Raquel Antônio
6° de Pedagogia

Um comentário: